Submissões para Cartola #5

Confira a temática e como participar da 5ª edição da Cartola

A temática da nossa próxima edição é amor, o sentimento que não se explica. Ele, capaz de criar conexões e de transformar, não é passível a definições aprofundadas. Mas ainda assim arriscamos dizer que o amor é a busca pela completude. E nesta 5ª edição queremos nos sentir sonhadores, apaixonados e completos.

Origem do amor

Segundo o filósofo grego Aristófanes inicialmente os seres humanos eram duplos, completos e classificados em três gêneros: masculino duplo, feminino duplo e masculino feminino (andrógino). Mas os deuses dividiram em duas partes o que era uma unidade. E assim o ser humano, mutilado, se viu obrigado a procurar a parte que lhe faltava. Os andróginos procuraram sua outra metade – criando a heterossexualidade. E os masculinos e femininos duplos fizeram o mesmo – criando a homossexualidade. 
Hoje, indo além do mito, não seria exagero dizer que o ser humano tem a necessidade de se sentir completo, amar e de ser amado, mesmo que por ele mesmo. Amar trata-se, portanto, de se entregar para se sentir completo; de seguir uma jornada, solitária ou não. A artista Marina Abramovic, por exemplo, apresenta-o como uma grande trajetória em sua performance “The Lovers” (1988). Durante meses ela e seu ex-marido, o também artista Ulay, caminharam, solitariamente, cada um em pontas opostas da Muralha da China rumo a um encontro que marcaria o fim do relacionamento e de anos de parceria de trabalho.

O encontro de Marina Abramovic e Ulay na performance "The Lovers" (1988)

Amor Líquido

Em um mundo hiperconectado e influenciado pelo capitalismo, as formas de se relacionar vêm mudando a todo momento. Vimos em “Her” (2013) a história de Theodore Twombly, um escritor recém divorciado que se apaixonou por Samantha, seu sistema operacional. Uma inteligência artificial capaz de pensar, sentir e agir conforme o perfil de cada usuário. A companheira perfeita: está sempre disponível, resolve seus problemas, só conversa sobre assuntos de seu interesse e, por não ser "real", oferece a ilusão de um um relacionamento sem problemas ou sofrimento.
Observa-se então o egoísmo, o medo e a covardia do personagem por ter saído de um relacionamento duradouro (e real) e querer alguém que o complete e atinja todas as suas expectativas sem ele precisar se entregar para não sofrer novamente. Assim como atualmente, o amor é marcado pela substituição.

"Her" (2013) - Escrito, dirigido e produzido por Spike Jonze

Hoje, é muito comum se envolver em relacionamentos cada vez mais superficiais, reais ou virtuais. Segundo Zygmunt Bauman nada é sólido no mundo moderno. Tudo é descartável, líquido e marcado por ansiedade e insegurança, inclusive o amor. Poderíamos comparar isso a um processo de compra: as pessoas são produtos que se não suprirem às expectativas, são facilmente trocadas por outras. A tecnologia facilitou a conexão, mas também a desconexão.

ENVIE SEU MATERIAL EXCLUSIVO

Para nossa quinta edição, impressa e digital, gostaríamos de ver editoriais de moda, ensaios fotográficos, artigos, poemas ou qualquer outro material artístico masculino, exclusivo, que se concentre no tema “Amor”. Pensamos em textos e imagens artísticas minimalistas que abordem a variedade de formas de amar, de corpos e gostos. Histórias de amantes e assuntos como amor próprio e amor por coisas virtuais, materiais ou irracionais guiarão nossa linha editorial. 

Palavras-chave: amor próprio; romantismo; tecnologia, aplicativos de paquera; felicidade; empatia; sexo; expectativas;

COMO ENVIAR?

Queremos ver o seu trabalho! Envie seu material exclusivo para contato@cartolamag.com até o dia 30 de abril. Siga os passos:
- No e-mail, utilize como assunto “Cartola 5” 
- Em caso de imagens, anexe-as no e-mail ou via WeTransfer/Dropbox no mínimo 7 arquivos em .jpg, em alta, com dimensão superior a 2500px; 
- Em caso de textos, no mínimo 1 lauda e no máximo 3 laudas; 
- Envie uma pequena descrição sobre o material em questão; 
- Inclua os créditos de sua equipe, juntamente com links e redes sociais; 
Os trabalhos serão analisados e selecionados de acordo com critérios de criatividade, adequação à temática e à revista. Atenção: o material deve ser exclusivo, sem publicações em outros veículos ou redes sociais. 

Ao enviar, você declara estar ciente de nossa política

ANUNCIE NA CARTOLA 

Ainda restam espaços para anunciantes na nossa 5ª edição impressa! Anuncie sua marca em uma das principais revistas de moda masculina do Brasil. Solicite o mídia kit através do e-mail contato@cartolamag.com. 

Tecnologia do Blogger.

INSTAGRAM FEED

@cartolamag