Talento e trabalho: uma entrevista com João Paulo Guedes

Por Cristiano Nascimento

Em entrevista ao CartolaMAG.com, o designer de moda cearense João Paulo Guedes fala sobre o início de sua carreira, suas inspirações e o mercado de moda hoje

Natural do Ceará, o designer de moda João Paulo Guedes vem conquistando espaço no cenário de moda independente de linhas territoriais. Após 8 anos residindo no Canadá, onde estudou Design de moda no George Brown College, foi destaque na semana de moda de Toronto, sendo o primeiro vencedor do Emerging Menswear Design Award Competition (edição 2014), concurso que faz parte do Toronto Men’s Fashion Week. 


De volta ao Brasil, sua retomada a passarelas tupiniquins se deu ano passado, durante a semana de moda do Dragão Fashion, maior evento de moda autoral do país. Conversamos com este que vem fazendo sucesso a cada coleção e demonstra ser uma das apostas da moda masculina internacional. Confira abaixo a entrevista concedida pelo designer ao CartolaMAG.com.

CartolaMAG.com - Como designer de moda brasileiro, ter sido o primeiro vencedor do prêmio de Designer de Moda masculina, no Canadá, em 2014, foi sem dúvida um enorme reconhecimento do seu trabalho. Como isso influenciou sua carreira nos últimos dois anos?
João Paulo Guedes - Quando acabei o meu curso de estilismo e moda em Toronto eu tive a grande oportunidade de estagiar na Índia por 2 meses para dois dos maiores estilistas do país. Após esta incrível aventura resolvi criar uma coleção completamente inspirada nesta experiência. Foi quando fui selecionado para participar da primeira edição da Semana de Moda Masculina de Toronto e ganhei o prêmio de mais novo estilista masculino do país. 
Com certeza foi onde tudo começou e onde as portas se abriram para a minha carreira no mundo da moda. Após o meu desfile saí em publicações locais e internacionais como a Vogue Itália, Revista Forbes e recebi o convite para outras passarelas.


CartolaMAG.com - O Dragão Fashion é hoje uma das semanas de moda mais influentes do país. Como foi fazer sua estreia no Brasil diretamente na sua terra natal?
João Paulo Guedes - O dragão fashion Brasil é uma grande plataforma para novos estilistas e um dos maiores exportadores do artesanato e cultura brasileira. Um evento que acredita no meu trabalho e que veem me apoiando nos últimos dois anos.
Saí do Brasil com uma mala e um sonho e voltei trazendo tendências mundiais para as passarelas brasileiras. Definitivamente uma grande conquista.

"O segredo para criar peças únicas é seguir a sua voz como artista"
CartolaMAG.com - Suas coleções trazem inspirações em elementos vistos por você nas suas viagens ao redor do mundo. Como essas viagens o ajudam a desenvolver peças únicas, sendo essa uma de suas metas?
João Paulo Guedes - O segredo para criar peças únicas é seguir a sua voz como artista. Enquanto vários estilistas estão seguindo tendências para a próxima temporada eu estou fazendo o caminho oposto. Nada melhor como viajar e vivenciar outras culturas como fonte de inspiração. Para mim este é a fórmula que tenho usado a cada temporada.

João Paulo Guedes no Dragão Fashion 2016. Foto: Roberta Braga/Silvia Boriello/Ricardo K.
CartolaMAG.com - A era digital vem beneficiando a moda de diversas formas, tornando-a cada vez mais acessível ao público. Para você, quais os pontos positivos e negativos de fazer moda numa era em que quase tudo gira em torno da internet?
João Paulo Guedes - Com a  evolução da internet o acesso à informação tem se tornado cada vez rápido e acessível. Uma plataforma genial para atingir o mercado global. A internet tem ajudado cada vez mais artistas e estilistas a se tornarem referências mundiais. Também uma ferramenta essencial para o cliente, que hoje em dia tem o poder de divulgar a sua experiência positiva ou negativa com determinadas marcas. 
A maior desvantagem é que os produtos de várias marcas estão se tornando cada vez mais parecidos e semelhantes, sem muito diferencial.



CartolaMAG.com - E por fim, Se pudesse descrever o indivíduo que veste João Paulo Guedes, Como ele seria?
João Paulo Guedes - Um homem confidente, urbano, multicultural e que não tem medo de arriscar.


Veja também